sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Como você descarta o lixo?

Você parou para se perguntar o que acontece com o lixo depois que você o coloca para que o caminhão da coleta o recolha? Quem pega esse lixo? Como é o trabalho destas pessoas? Será que alguma vez um coletor já se machucou no lixo que você descartou?
Cacos de vidros, espetinhos de madeira, agulhas de seringas, pedaços de madeira com pregos, estiletes, facas e tesouras velhas estão entre os objetos mais encontrados no lixo pelos coletores, entre vários outros objetos perfuro-cortantes.
Por falta de conhecimento muita gente acaba colocando esse tipo de material diretamente no saco de lixo ou na sacolinha plástica e, no ritmo apressado da coleta, acabam se ferindo, e às vezes, gravemente.
Você pode até não acreditar mas o número de pessoas que descartam o lixo doméstico sem alguns cuidados básicos é enorme!
Vamos começar com duas dicas bem simples: cacos de vidros podem ser colocados dentro de uma garrafa PET cortada e fechada com fita adesiva ou ainda dentro de uma caixinha de papelão, que pode ser de leite, suco ou até mesmo de sapato. Depois, a garrafa bem fechadinha deve ser colocada dentro de uma sacola, para só então ser colocada na lixeira.
Com espetinhos de madeira, agulhas e lâminas de estiletes, basta abrir a tampinha da garrafa PET, colocar lá dentro e depois tampar novamente e colocar dentro de um saco de lixo ou sacola plástica.
Fazendo isso você evita que os coletores se machuquem durante a coleta.
Mais tarde, vamos postar um vídeo, onde os próprios coletores ensinam a descartar o seu lixo de forma segura. Simples assim.

3 comentários:

Patrícia disse...

Ótima ideia! Parabéns!

Unknown disse...

"Meninos'' e professora Kelly, parabéns pelo trabalho. Ficou muito bom!!! Viram como a persistência transforma aquilo que parece estar tão distante em realidade? Tenho muito orgulho em fazer parte desta equipe! Beijos!

Lúcia Meireles disse...

Parabéns! Que bom que ainda existem pessoas pensando no bem coletivo. São pequenas ações que podem causar grandes mudanças. Abraços! Lúcia Meireles