Conheça o início do Projeto Jogando Limpo
Em Goiânia, capital do Estado de Goiás, a coleta de lixo é realizada pelos servidores da Companhia de Urbanização de Goiânia – Comurg. Os coletores são homens que se encontram na faixa etária de 20 a 40 anos, geralmente cursaram apenas os anos iniciais do Ensino Fundamental e estavam afastados da escola há vários anos. Por esse motivo, receberam a oportunidade de dar continuidade aos seus estudos dentro da própria Companhia. A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em convênio com a Comurg, disponibilizou salas de extensão, que oferecem aulas, na modalidade Educação de Jovens, Adolescentes e Adultos – EAJA.
A Escola Municipal Osterno Potenciano e Silva faz parte rede municipal de Educação de Goiânia e, apresenta em seu quadro, salas de extensão, que funcionam fora da área física da escola. Lotada nesta Unidade Escolar, fui selecionada para lecionar em duas dessas turmas, no caso as turmas M14D e M14E.
São turmas multisseriadas que atendem do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, na modalidade EJA. As turmas funcionam dentro da sede da Coleta 1, departamento integrante da Comurg. Os alunos são todos servidores da Comurg, embora as turmas sejam abertas à comunidade.
No decorrer do ano letivo, percebi que os alunos apresentavam faltas relacionadas a acidentes de trabalho. Questionando os alunos, pude diagnosticar a seguinte situação, confirmada aplicação de um pequeno questionário entre os coletores, alunos e não-alunos das turmas de EAJA: a maior parte dos acidentes ocorria pela falta de descarte adequado do lixo doméstico.
Assim, criamos juntos, os alunos e professora, um projeto de uso pedagógico das mídias, para ser desenvolvido com os alunos e que tinha como objetivo final a proposta de conscientização da população, voltando à atenção dos moradores para os perigos oferecidos pelo descarte inadequado do lixo doméstico.
Com esse intuito, de viver este experimento e com a expectativa de sair dele com novos saberes, iniciei juntamente com os alunos, o desenvolvimento do Projeto Jogando Limpo, que faz uso das novas tecnologias visando alcançar dois objetivos:
• realizar um trabalho inovador, integrando diversas mídias, que estivesse intimamente ligado à realidade dos alunos, otimizando assim as oportunidades de sucesso, e
• conscientizar a população sobre a necessidade do descarte adequado do lixo doméstico, buscando instrumentalizá-la para o manuseio correto e seguro do lixo, evitando assim, acidentes com os coletores de lixo.
Este blog tem como objetivo dar continuidade aos procedimentos iniciados durante a realização do Projeto Jogando Limpo.
O Projeto Jogando Limpo foi vencedor, na categoria EAJA, do Projeto Desafio Educação em Destaque 2010, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a TV Serra Dourada e Rádio 99,5 FM.